Symbiosa e a Ameaça do Ártico: um suspense no inverno norueguês

O sexto livro de Paola Giometti conta a história de uma garota pré-adolescente que quase morreu quando era criança, mas o destino deu uma segunda chance para ela e, a partir de então, desenvolveu uma peculiar visão aguçada, graças a um falcão, podendo observar tudo de forma mais clara e diferente.

A escritora brasileira, residente na Noruega, lança no primeiro semestre deste ano sua sexta obra denominada Symbiosa e a Ameaça no Ártico, uma história como suas outras que mescla misticismo, a relação entre animais e seres humanos, como um processo cooperativo e evolutivo.

Capa do livro

Neste novo livro, que é voltado para o público infanto-juvenil, a escritora conta a história de Emma, que após ficar semanas em um hospital devido a uma complicação cardíaca praticamente letal, passa por um procedimento inovador envolvendo um falcão, o que devolveu a vida a sua, mas em contrapartida, a garota passou a ter uma visão aguçada de uma ave de rapina.

Ambientado na cidade de Tromsø, no extremo Norte da Noruega, onde vive a autora, o livro mostra que a união entre as espécies pode ser fundamental para a nossa sobrevivência, já que os animais muitas vezes nos aceitam em suas vidas e simplesmente tudo ao nosso redor também muda. “Um exemplo disso é meu amigo Diego Bitener que, após ficar semanas com problemas de saúde, decidiu cuidar de aves de rapina. Depois disso, sua vida mudou completamente e, hoje, além de ter conseguido superar seu problema, é uma referência na educação ambiental brasileira”, conta Paola.

“No livro, os animais também têm um papel bastante importante, ressaltando não somente o elo que eles podem fazer com os seres humanos, mas também como podem contar com essa “união” para a sobrevivência. Daí vem o título do livro como uma referência ao termo biológico Simbiose, quando uma espécie depende de outra para a sua existência”, complementa Paola.

Emma, que terá a chance de fortalecer seu elo com o falcão, conhecerá mais a fundo o segredo do Symbiosa, que é a solução que o povo Sami (os índios escandinavos criadores de renas) encontrou para curar todas as doenças humanas. “O que Emma não contava era que uma sinistra organização secreta vinha ameaçando a existência do Symbiosa e agora ela confrontará uma dúvida alucinante: o Symbiosa é a solução para a vida das pessoas, ou uma terrível maldição?”, questiona a autora.

Para desvendar esta dúvida, basta acompanhar o lançamento do livro Symbiosa e a Ameaça no Ártico, pela editora Elo, ainda no primeiro semestre de 2020.

Deixe um comentário