Segredos dos Curandeiros Nórdicos

Habilidades curandeiras do povo sámi nos dias atuais

Estudos realizados no norte da Noruega mostraram que não é incomum que as pessoas procurem por ajuda dos curandeiros espirituais por pelo menos uma vez na vida. Eles acreditam no talento natural para estas habilidades de cura, e que podem ser passadas de geração a geração. E segundo uma das curandeiras entrevistadas no trabalho de Langås-Larsen et al. (2018), um curandeiro precisa “enxergar” as pessoas e ser capaz de ler versos de cura, como se fosse uma fórmula mágica, e ao mesmo tempo ter muita empatia e compaixão por quem está doente.

Um curandeiro afirmou que quando deita suas mãos sobre uma pessoa doente, ele sente suas mãos brilharem e serem capazes de criar um canal de cura. Na cultura Sámi, habilidades especiais conectadas com clarividência são capazes de conferir poderes de ver o futuro e receber avisos para evitar tragédias, além de também poderem interpretar sonhos.

Tambores que xamãs sámi utilizam também em curandeirismo

Eles também acreditam que este poder pode ser passado de geração à geração, mas que não são todos na família que desenvolvem esta capacidade, principalmente quando seus antecessores ficam velhos e adoecem.

A capacidade de “ler” um doente permite muitas vezes, segundo os curandeiros sámi, são capazes de curar dores localizadas, coceiras e até mesmo controlar doencas como as de coração e câncer. Estes versos são mantidos em segredo pelo curandeiro e não é comumente compartilhado. Alguns, sob influência cristã, utilizam frases bíblicas, mas que são mantidas em segredo, outros possuem as suas fórmulas verbais mantidas por gerações. Mas uma coisa em comum que costumam fazer é utilizar o nome, data de nascimento e a diagnose do paciente, às vezes o nome do hospital onde o paciente está internado.

Facas Sámi

Quanto aos pacientes com câncer, geralmente os curandeiros descrevem serem capazes de diminuir as condições que os efeitos adversos causam nos pacientes após o tratamento do qual se submetem. Podem usar uma faca como um artefato capaz de remover as más energias de diversas formas diferentes, sendo que alguns fazem o sinal da cruz três vezes sobre a área afetada pela doença. Outros usam Fogo, Água ou Terra em seus rituais de cura. Em um dos processos de cura deve-se recolher um pouco de musgo que cresce num pântano de onde não se pode ver o mar. Também usam pedras, materiais orgânicos como lã e batatas.

Um exemplo é como um dos curandeiros nórdicos descreveu o processo de cura de verrugas através do uso da lã e da terra. O paciente deve levar um fio de lã e um pouco de terra ao curandeiro, que irá falar sua fórmula enquanto amarra a lã a passando sobre a verruga. A seguir, o curandeiro adiciona a terra sobre a verruga, e então o restante da terra e o fio de lã devem ser levados para onde aquele monte de terra foi colhido. Então lá ele se desintegrará e a verruga também.

Em casos em que o paciente necessita de uma cura interna, os curandeiros geralmente usam água. Lêem sobre ela os versos que lhes confere poder e a seguir entrega ao paciente em uma garrafa para que ela seja bebida 3x ao dia, funcionando como se o curandeiro lesse os versos de poder durante várias vezes ao dia.

Se as pessoas apresentam erupções cutâneas causadas pela terra, geralmente usam terra ou algo que provém da terra para a cura. Se foram injuriados por pedra, os curandeiros usam pedra, pedindo que ela ajude o paciente e a seguir a devolve para o mesmo local de onde o elemento foi removido.

Nergård (2006) encontrou em sua pesquisa que muitos curandeiros interpretam a cura através dos fenômenos cristãos, mas os Sámi também acreditam no fenômeno proveniente das forcas Sámi onde guardiões fazem o trabalho de cura.

O Laestadianismo, movimento cristão que leva o nome do padre sueco Lars Levi Laestadius (1800-1861), foi uma das razões para se conservar a língua e cultura Sámi, já que Lars era descendente deste povo, conhecia sua linguagem, cultura e forma de viver. E este movimento foi rapidamente espalhado pelo povo Sámi, principalmente pelos pastores de rena Sámi (Kristiansen, 2005; Andersen, 2007; Evjen & Hansen, 2008).

Referência principal: Langås-Larsen et al., The prayer circles in the air: a qualitative study about traditional healer profiles and practice in Northern Norway.

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