Histórias com animais sempre foram uma paixão minha. Comecei escrevendo Noite ao Amanhecer, publicado pela editora Cassandra Rios, quando eu tinha 11 anos (1994). Vinte anos depois escrevi a série Fábulas da Terra publicando O Destino do Lobo (2014), O Código das Águias (2016) e O Chamado dos Bisões (2017). Então eu vim com uma história sobre dragões, criaturas e animais fantásticos. É verdade, eu não consigo escapar deles por muito tempo 😀
Enquanto estive aqui na Noruega, no meu primeiro ano de morada, escrevi um livro onde os animais também estão presentes, mas pela primeira vez insiro os adolescentes humanos como parte da história. Portanto, meu novo livro, chamado Symbiosa e a Ameaça no Ártico, é voltado principalmente para esse público juvenil.
Em Symbiosa e a Ameaça no Ártico, os animais também têm um papel bastante importante, ressaltando não somente o elo que eles podem fazer com os seres humanos, mas também como podemos contar com essa “união” para a nossa sobrevivência – e daí vem o título do livro como uma referência ao termo biológico “Simbiose”: quando uma espécie depende de outra para a sua existência.
Desta vez a protagonista é Emma, uma garota pré-adolescente que é convocada pelo médico sami – responsável pelo Symbiosa – para uma misteriosa colônia no meio do Ártico. Os samis, também conhecidos por lapões, são os índios escandinavos criadores de renas, e também ganham destaque na história.
O cenário foi inspirado na cidade onde vivo, Tromsø, que está localizada no extremo norte da Noruega. O livro será lançado pela editora Elo no primeiro semestre de 2020 e abaixo você pode ter uma prévia:
Emma quase morreu quando era muito jovem, mas o seu elo com um falcão devolveu-lhe a vida, quase normal, se não fosse pelo fato disso oferecer à garota uma visão aguçada de uma ave de rapina. Convocada para uma misteriosa colônia de inverno, no extremo norte da Noruega, Emma terá a chance de fortalecer esse elo com o seu falcão, e conhecer de perto o segredo dessa união chamada Symbiosa: a solução que o povo Sami encontrou para curar todas as doenças humanas. Mas o que Emma não contava era que uma sinistra organização secreta vinha ameaçando a existência do Symbiosa, e agora ela confrontará uma dúvida atordoante: o Symbiosa é a solução para a vida das pessoas, ou uma terrível maldição?