Esta semana fui convidada a falar do meu trabalho, minha carreira como escritora e meus livros na escola Sommerlyst, aqui de Tromsø, no norte da Noruega. Foi uma nova e grande experiência para mim, já que recomecar com literatura em um novo país não é fácil. Foram quase sete anos de luta no Brasil, para que eu pudesse conquistar o meu espaco e para que as pessoas pudessem conhecer o meu trabalho. Em 2020 lancei O Destino do Lobo em língua inglesa, e foi através deste livro que eu tive a chance de mostrar um pouco da minha literatura no exterior, e agora, tenho trazido também para os noruegueses.
A professora e o alunos foram muito gentis enquanto eu falava da minha trajetória na escrita, que iniciou muito cedo quando eu tinha 11 anos, e como as dificuldades da vida me levaram a desenvolver meus personagens e os cenários dos meus livros.
O papel de um livro não é somente te levar para navegar em uma história. O livro também pode conectar as pessoas que gostam do livro e também autor-leitor. Foi assim que aconteceu o meu primeiro covite para ir falar sobre O Destino do Lobo e meus outros livros que já foram publicados em língua portuguesa. Muito obrigada à professora Unni da Sommerlyst Skole, ao professor Ole da Universidade de Tromsø e à Betina, sua filha e minha nova leitora, que criou essa ponte!
Com a crise de COVID é difícil participar de eventos. Alguns deles eu já fui convidada a comparecer, como no Castlefest na Holanda e a feira do livro de Frankfurt. Eventos são uma maneira muito legal de conhecer leitores e de divulgar o trabalho, e estou otimista que em 2022 poderemos nos reunir novamente.
Arnaldo V Carvalho
1 de agosto de 2021 - 16:46 ·que demais, sou seu fã, parabéns!!!!
Arnaldo V. Carvalho (professor de escola pública do Rio de Janeiro, entusiasta dos jogos em educação)