A Magia Nórdica nas entrelinhas da Edda

Gostaria de trazer uma nova opcão de leitura para vocês que gostam de temas relacionados com magia nórdica. Eu tenho a cada dia descoberto mais sobre assuntos relacionados com galdr e, para quem não se lembra, este é um método de magia islandesa que está relacionada com grimórios e magias descritas e que geralmente seguem uma metodologia, fazendo uso de bastões de madeira, ossos, desenho de runas e assinaturas mágicas envolvidas com os deuses e entidades que teriam o poder de ajudar o galdr a alcancar seus objetivos.

O livro que hoje trago me ajudou a criar um oráculo pessoal fazendo uso de staves (bastões de madeira) dos quais pintei palavras rúnicas e que me ajudam a pensar sobre determinados aspectos de minha vida e sobre os momentos que preciso refletir.

As Eddas são conhecidas como um conjunto de relatos míticos, originalmente transmitidos oralmente de geração em geração, à maneira das lendas tradicionais. As Eddas são compostas por duas partes, distintas no tempo, na temática e na autoria da coletânea. São eles a Edda Poética e a Edda em Prosa.
Edda Poética consiste em muitos e variados contos reunidos por mão anônima provavelmente cerca de 1250 havendo, no entanto, a possibilidade de a maioria das histórias terem sido escritas antes da Era Viking.

E é justamente relacionado às Eddas Poéticas que este livro está relacionado. O Galdrs of the Edda do autor sueco Lars Magnar Enoksen é um compilado de textos originais das Eddas, traduzidos e analisados sob aspecto da magia nórdica denominada galdr.

Galdrs of the Edda: um estudo sobre trechos da Edda Poética e seu uso na magia Galdr.

A leitura, ao meu ver, é quase um pequeno grimório galdr com 38 trechos das Eddas que poderiam ser utilizadas em cânticos de magia galdr e com propósitos definidos. Por vezes, o autor sugere que os trechos sejam cantados em alta voz para que possamos fazer a magia. As rimas aqui são sempre levadas em conta, o que se assemelha com o fato de na magia celta também se utilizarem das rimas para causar os efeitos mágicos, no entanto, a aliteração está presente, pois é possível verificar a repetição de fonemas ao longo das posais de modo que intensifique seu efeito mágico. Creio que a poesia possa de fato mexer com as pessoas de um modo especial, que dirá as músicas bem rimadas e musicadas. Os sons são capazes de nos trazer fortes emoções e conexão com algum momento ou pensamento-sentimento.

Como comentei anteriormente, o livro é dividido em 38 versos que podem ser utilizados para diferentes intenções mágicas, onde é possível cantá-las ou “uivá-las”:

Lars utiliza do cântico rúnico durante o Midsummer no dia de solstício.

Adivinhação, Cautela, Imortalidade, Procurando, Direções, Proteção, Combate, Vagando, Presença, Congelando, Flutuando, Queimando, Desaparecendo, são alguns dos tópicos citados e explorados brevemente, interpretados pelo galdr Lars Enoksen de modo que ajude o leitor a compreender a intenção dos trechos das Eddas.

Um exemplo disso é o tópico do qual ele chama de Amaldiçoando (p.35). Aqui ele cita a página 23, as linhas 3 a 7 da Edda Poética. A seguir ele inclui a foto do documento original, e então transcreve as palavras de modo que possamos compará-las e, a seguir, pronunciá-las. Então ele finalmente traduz para o inglês o conteúdo e ainda clarifica, ao seu ver, interpretações sobre o tópico.

Um outro exemplo é o trecho abaixo e que corresponde à página 13, linha 3-5 das Eddas.

Veiztu hve rista skal,
veiztu hve raÞa skal.
Veiztu hve fá skal,
veiztu hve freista skal.
Veiztu hve bidia skal,
veiztu hve blóta skal,
Veiztu hve senda skal,
veiztu hve soa skal.

O galdr Lars atribuiu as palavras acima a um cântico mágico relacionado à Direção, e sua tradução seria:

Você sabe como as esculturas são feitas,
você sabe como o aconselhamento é feito.
Você sabe como tintura é feita,
você sabe como os testes são feitos.
Você sabe como as perguntas são feitas,
você sabe como as oferendas são feitas.
Você sabe como a direção é feita,
você sabe como a dissolução é feita.

E para quem sabe como todas as coisas são feitas e é o senhor ou a senhora do conhecimento, também conhecerá a direção a ser tomada em tudo o que a vida demandar. E assim nos faz entender este pequeno trecho da nossa bisavó, a Edda.

Acredito que este livro pode servir de guia para muitos que gostariam de aprender e adaptar seus métodos de culto ao método dos galdr. Eu encontrei um bom caminho para usá-lo, através do meu oráculo rúnico, e acredito que você poderá encontrá-lo também.

Vocês podem adquirir o livro através deste link:

https://www.larsmagnarenoksen.com/store/books/galdrs-of-the-edda/

Deixe um comentário